domingo, 26 de fevereiro de 2012

A história da Lambretta no Brasil




A Lambretta foi a primeira fábrica de veículos do Brasil, saindo a frente até mesmo da indústria automobilística. A implantação da fábrica Lambretta do Brasil S.A.- Indústrias Mecânicas aconteceu em 1955 , como uma licenciada da Inocentti, no bairro da Lapa em São Paulo.


No Brasil, a produção entre 1958 e 1960 foi o apogeu da marca,quando superou a quantidade de 50.000 unidades por ano. Curiosamente, pouquíssimas unidades dessa época ainda restam, sendo que a maioria das Lambrettas remanescentes são da década de 60.


Um dos pontos fortes da Lambretta, ao contrário da sua maior concorrente - a Vespa, era a boa estabilidade, devido ao baixo centro de gravidade proporcionado pelo motor próximo da roda traseira. O motor 2 tempos tinha boa refrigeração mesmo em Marcha lenta, proporcionada por uma ventoinha.


Os primeiros modelos fabricados no Brasil foram as Lambrettas Luxo ou LD e as Stander ou D, cuja maior peculiaridade eram o farom fixo no quadro frontal e o motor com eixo cardan.


A partir de 1960 foi lançado o modelo LI (corresponde ao modelo "série 2 " que foi lançado pela Innocenti na Itália em outubro de 1959) que substituía o eixo cardan por corrente, câmbio de 4 Marçoas, pneus aro 10" ao invés de 8" além de outras modificações, inclusive na versão Lambrecar.


Em 1964 a fábrica lançava uma versão com um motor mais potente, O modelo X de 175cc. Muda sua denominação para Cia. Industrial Pasco Lambretta (veja propaganda abaixo), fazendo apenas uma mudança da razão social: Pasco é a abreviatura de Pascowitch, nome do proprietário da empresa desde sua implantação inicial.


Em 1970 Felipe Pugliese, então o maior acionista, comprou a fábrica juntamente com o empresário Oliveiro Brumana. mudando a razão social da fábrica para Brumana & Pugliesi S.A. - Indústria e Comércio de Motores e Veículos. Começou então uma tentativa de recuperação da fábrica: foram construídas novas instalações, na via Anhangüera, com 19 mil metros quadrados de área e 12 mil construídos. Foi adquirido maquinário completo para produzir uma 125cc nacional.

Em 1971, numa tentativa de melhorar o mercado, a Lambretta lançou uma moto híbrida com motoneta, a Xispa, com projeto e componentes totalmente nacionais em versão de 150cc e 175cc que ficou em linha até 1979.



Mas a indústria automobilística já tinha se implantado e o mercado das motocicletas se aquecia com a entrada das japonesas. A Lambretta quase fechou neste momento. Em 1976 a Brumana Pugliese lança o ciclomotor Ponei, utilizando componentes da Xispa e um motor parecido com o da Garelli, ficando em linha até 1980.

O modelo LI evoluiu para a bela Cynthia lançada em 150 e 175cc, ao mesmo tempo que era lançada a MS150 que era mais estreita que a primeira e tinha as tampas laterais cortadas, pelo que recebeu o apelido de "mini saia".

Mas faltou capital e a Honda e a Yamaha lançaram primeiro suas 125 cc, e o maquinário ficou guardado em um canto da indústria, sem qualquer utilização. A Lambretta parou de produzir a motoneta (scooter) e passou por uma grande crise. Finalmente em 1979, como último suspiro, lançou a Lambretta Br Tork nas versões 125P, 125T e de 150cc, voltado para o segmento de veículos populares com preços acessíveis.


A fábrica faliu em 1982. Sua congênere na Argentina a Siambretta fechou as portas no final da década de 60. Hoje a Lambretta ainda é produzida na Índia pela "S.I.L" ( Scooters India Ltd) porém somente o triciclo conhecido como "Tuk Tuk".

6 comentários:

  1. Amigos, boa noite
    Estou querendo entrar no mundo das Lambrettas, mas sou novo no assunto e tenho grande dúvida entre a Li e a Ld, em todas as questões, como durabilidade, manutenção, procura de peças, estilo e valor agregado.
    Alguem poderia me ajudar neste caso?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo!
      Com relação ao modelo, as LD são lambrettas da década de 50, logo mais antigas e raras que as LI. E a raridade se reflete também nas peças de mecanica. As LI foram fabricadas nos anos 60 e inicio dos anos 70, em maior escala.

      Agora o valor vai do seu gosto. Se prefere uma LD a uma LI vai fundo. Com um pouco de dinheiro e paciência tudo é possível,mesmo a restauração de uma rara Lambretta LD.

      Espero ter ajudado. Se precisar me mande um email que conversamos mais: fuscazul72@gmail.com

      Abraços

      Excluir
  2. De vez em quando eu ainda vejo algumas Lambrettas aqui em Porto Alegre, geralmente daquele modelo Cynthia. Também tem ao menos um Lambrecar na zona norte, mas o proprietário andava doente do fígado e acabou deixando o triciclo encostado para dar uma geral no motor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cada dia novas vespas e lambrettas reaparecem por ai. O modelo mais comum que tenho visto ressurgir são as PX200 por serem mais recentes... uma pena a importação no pais não ajudar mas quem sabe no futuro, aí poderemos trazer modelos antes nunca vistos ou produzidos aqui, a Europa esta cheia deles!

      Excluir
  3. preciso saber o c.g.c. da fabrica e nao consigo em lugar algum,,,alguem pode me passar essa informação por favor 019 35414331

    ResponderExcluir
  4. Quero o manual de montagem da lambreta ld 1957antiga por favor estou precisando

    ResponderExcluir