As Vespas GL 65 lá foram equivalem as nossas Vespas Super 76-81. As diferenças maiores são as rodas, que são 8" contra 10" da nossa e a lanterna traseira que na GL é menor e cromada enquanto na Super ela já é maior, quadrada, lembrando muito a lanterna da PX 200.
Vejam que restauração feita nessa joia:
Para ver a restauração completa:
http://www.flickr.com//photos/greentreescooters/sets/72157626510578044/show/with/5624540931/
sexta-feira, 29 de junho de 2012
segunda-feira, 25 de junho de 2012
Procurando raridades? João das Motos em Curitiba
Ola meus amigos,
Já imaginaram encontrar as mais diversas raridades, empilhadas, amontoadas, esperando um dia que alguém as resgate e lhes dê uma segunda chance para voltar aos seus dias de gloria?
Eu achei que lugares assim não existiam mais até que fui visitar o João das Motos em Curitiba. Lambrettas, Vespas, Isos, Garellis, Hondas... todas estavam lá, para servirem de doadoras ou então serem a base de um bom projeto de restauração.
Confiram nas imagens abaixo apenas a ponta do Iceberg... para mais informações: (41) 3246-6215 / 9960-4920.
Já imaginaram encontrar as mais diversas raridades, empilhadas, amontoadas, esperando um dia que alguém as resgate e lhes dê uma segunda chance para voltar aos seus dias de gloria?
Eu achei que lugares assim não existiam mais até que fui visitar o João das Motos em Curitiba. Lambrettas, Vespas, Isos, Garellis, Hondas... todas estavam lá, para servirem de doadoras ou então serem a base de um bom projeto de restauração.
Confiram nas imagens abaixo apenas a ponta do Iceberg... para mais informações: (41) 3246-6215 / 9960-4920.
Vespas antigas...
Verdadeira Raridade: três Vespas Super!!!
Lambrettas...
Mais raridades, as Isos...
Procurando algo para a sua Vespa PX?
terça-feira, 19 de junho de 2012
História da Vespa no Brasil Parte 2
Então amigos, a pesquisa sobre a história da Vespa e da Panauto no Brasil continua. Vasculhando os acervos do jornal A Folha, encontrei uma nova propaganda da Panauto, de 13 de outubro de 58, um mês antes do anúncio do Jornal do Brasil:
Fiquei intrigado com essa casa Mappin, quem seria? Pesquisa daqui e dali descobrir se tratar das famosas lojas de varejo dos anos 50 onde se era possível encontrar de tudo.
Continuei folhando as edições aqui e ali até que então dei um grito de alegria: ACHEI!! Eis que surge na tela do meu micro o primeiro anúncio da Vespa no Brasil, no Jornal A Folha da Noite, de 01 de setembro de 1958:
Reparem que em momento o anuncio faz alguma referência a Panauto, apenas aos distribuidores Mappin e ao novo personagem que surge em nossa história, a Starmotor Ltda. Outro detalhe que não pode passar despercebido, diferente dos anúncios posteriores da Panauto, aqui a Vespa aparece apenas desenhada.
Então, quando achei que tinha feito "o achado" aparece um novo anúncio da Mappin, agora de 04 de agosto de 1958:
Se repararem, esta já faz menção a fabrica em Santa Cruz no Rio de Janeiro, ou seja, a Panauto S.A.
E as buscas continuam, continuem acompanhando pois ainda tem muita coisa a ser contada sobre a história da Vespa no Brasil.
Abraços a todos,
Fernando
Fiquei intrigado com essa casa Mappin, quem seria? Pesquisa daqui e dali descobrir se tratar das famosas lojas de varejo dos anos 50 onde se era possível encontrar de tudo.
Continuei folhando as edições aqui e ali até que então dei um grito de alegria: ACHEI!! Eis que surge na tela do meu micro o primeiro anúncio da Vespa no Brasil, no Jornal A Folha da Noite, de 01 de setembro de 1958:
Reparem que em momento o anuncio faz alguma referência a Panauto, apenas aos distribuidores Mappin e ao novo personagem que surge em nossa história, a Starmotor Ltda. Outro detalhe que não pode passar despercebido, diferente dos anúncios posteriores da Panauto, aqui a Vespa aparece apenas desenhada.
Então, quando achei que tinha feito "o achado" aparece um novo anúncio da Mappin, agora de 04 de agosto de 1958:
Se repararem, esta já faz menção a fabrica em Santa Cruz no Rio de Janeiro, ou seja, a Panauto S.A.
E as buscas continuam, continuem acompanhando pois ainda tem muita coisa a ser contada sobre a história da Vespa no Brasil.
Abraços a todos,
Fernando
quinta-feira, 14 de junho de 2012
Meu Tênis Adidas Vespa!!
Não tem muito a ver com o fórum mas como é um artigo da Vespa, compartilho com os amigos o meu tênis da Vespa! É muito legal, da até pena de usar rsrsrs...
quarta-feira, 13 de junho de 2012
História da Vespa no Brasil: na trilha da Panauto S.A. parte 1!
Ola amigos apaixonados pelas Motonetas,
A algum tempo venho tentando obter informações sobre a Panauto S.A., empresa responsável por trazer a Vespa ao Brasil pela primeira vez.
E nas minhas pesquisas por este vasto mundo que é a Internet, eis o que surge: um anúncio da Panauto contratando mão de obra no Jornal do Brasil de 28 de novembro de 1958.
Isso me animou muito pois é o anuncio mais antigo que eu encontrei até o momento e ajuda a definir o inicio da produção da Vespa. Partindo da idéia que eles estavam se preparando para fabricar a Vespa no Brasil, mais o fato de que até o momento não encontrei nenhum anuncio de venda nos jornais de 58, a Vespa só deve ter tido sua comercialização iniciada no ano de 1959.
E isso é só a ponta do Iceberg, descobri outras coisas interessantes sobre a Panauto que aos poucos estarei compilando e publicando aqui no blog.
Agradeço as visitas e podem esperar que novos fatos interessantes sobre a história da Panauto serão revelados em breve!
Abraços a todos,
Fernando
Isso me animou muito pois é o anuncio mais antigo que eu encontrei até o momento e ajuda a definir o inicio da produção da Vespa. Partindo da idéia que eles estavam se preparando para fabricar a Vespa no Brasil, mais o fato de que até o momento não encontrei nenhum anuncio de venda nos jornais de 58, a Vespa só deve ter tido sua comercialização iniciada no ano de 1959.
E isso é só a ponta do Iceberg, descobri outras coisas interessantes sobre a Panauto que aos poucos estarei compilando e publicando aqui no blog.
Agradeço as visitas e podem esperar que novos fatos interessantes sobre a história da Panauto serão revelados em breve!
Abraços a todos,
Fernando
terça-feira, 12 de junho de 2012
Exposição traz Vespa italiana dos anos 1950 a Porto Alegre
Uma moto Vespa 150 GS, de 1955, é uma das atrações da exposição Italian Genius Now Brasil, em Porto Alegre. A mostra reúne 90 obras de 49 artistas e designers italianos ao longo das últimas seis décadas.
Criada pelo engenheiro Corradino D'Ascanio, a Vespa é um veículo de duas rodas fabricado há mais de 60 anos pela Piaggio. O modelo exposto na mostra é um símbolo de esportividade devido a suas linhas leves e por seu ótimo desempenho, na época.
De acordo com o curador da Italian Genius Now Brasil, Marco Bezzini, a Vespa é um dos objetos de design italiano mais difundidos no mundo. Um exemplar do veículo de 1955 também está exposto no Museu de Arte Moderna de Nova York, o Moma.
A Vespa proporcionou mobilidade a muitas gerações, não somente italianas. No início dos anos 1960, a moto era exportada para uma centena de países. Foi até criada uma plataforma de produção brasileira em 1958 em Santa Cruz, no Rio de Janeiro, onde se produziu a Vespa 150 de quatro marchas.
Serviço:
O que: exposição Italian Genius Now
Quando: até 12 de agosto de 2012
Horários: de terça a sábado, das 10h às 19h e domingos e feriados, das 13h às 19h
Onde: Santander Cultural
Quanto: entrada franca
quarta-feira, 6 de junho de 2012
domingo, 3 de junho de 2012
Vespas no Rio: Antigas Fotos Inéditas
Olá amigos,
Estou a pesquisar fotos da antiga fábrica da Vespa no Rio de Janeiro e o melhor jeito de achar alguma pista é pesquisar fotos antigas da cidade.
Numa dessas buscas que andei fazendo no google, achei o site http://fotolog.terra.com.br/luizd só de fotos antigas da cidade. Como o acervo era muito grande, enviei um email ao responsável, Luiz, que então me enviou duas fotos antigas da cidade, até agora inéditas!
Reparem nesta segunda foto, será o Besouro Verde?? rsrsrs...
Agradeço ao Luiz pelas fotos e a busca pela fábrica da Panauto S.A. continua...
Assinar:
Postagens (Atom)