terça-feira, 17 de junho de 2014

Vespa: Recuperando a Caixa Seletora de Marchas


  Prezados amigos,

Tendo em vista a escassez de mão de obra para manutenção das Vespas, procurado sempre alguns tutoriais para ajudar os apaixonados a manterem suas motonetas em forma.

Segue a tradução de um tutorial de como dar um "trato" no seletor de marchas da sua Vespa modelo Super e PX200.


  • Martelo
  • Chave de fenda pequena
  • Chave de fenda micro
  • pick
  • punção
  • alicate
  • alicate de pressão
  • escova de aço

Obs: não consegui traduzir o nome de todas
as ferramentas mas a imagem já ajuda! 

Se alguém souber me avise.

  • Primeiro inspecione a caixa seletora para
    detectar algum dano visível

  • Comece removendo o pequeno parafuso
    pivô com cuidado pois pode ser complicado 
  • esta é uma peça de desgaste elevado e
    deve ser substituída

  • este truque às vezes é necessário: faça uma alavanca com a chave de fenda pequena e o alicate de pressão

  • uma vez que o solte, você pode terminar de removê-lo com a mão

  • você pode ter que usar o alicate para tirar o pino e a mola para fora

  • uma vez que você tirá-lo, o selector de marchas pode ser removido.

  • inspecione o rolo
  • substituí-lo se estiver desgastado ou com algum ruído

  • Em seguida use a punção para remover o pino que prende o braço para a parte superior da caixa de seletor 
  • o pino é cônico que só sairá de uma maneira (com o braço empurrado em todo o caminho, como se fosse em 1 ª marcha).

  • Depois de começar com isso gire o braço para o outro lado (como se fosse em 4ª marcha) e puxe o pino para fora com o alicate

  • com o pino fora, as duas peças podem ser separadas e você pode deslizar a mesa para fora

  • isto é o que você deve ter

  • inspecione os dentes para identificar qualquer desgaste 
  • esta pode ser uma das causas da marcha escorregar para fora da engrenagem, se os dentes estão desgastados.

  • remova os ajustadores de cabo

  • aqui estão todas as partes do seletor desmontado
  • limpe bem todas as partes ue você pretende reutilizar

  • use a escova de aço para limpar a superfície onde vai a junta para evitar vazamentos de óleo

  • engraxe o eixo

  • insira o eixo na caixa

  • insira até a meta e após coloque o braço seletor novamente

  • verifique se eles estão alinhados e empurre o resto do eixo

  • alinhar os furos e insira o pino 
  • lembre-se de modo a colocar sua extremidade cônica menor primeiro

  • termine o trabalho com o martelo

  • Agora deslize o selector de marchas e alinhe os orifícios 
  • recoloque o parafuso pivô

  • aperte-a com a chave de fenda bem firmemente

  • finamente insira a mola e já estamos acabando!

  • existe uma reentrância que aceita a mola do corpo do selector

  • Recoloque os ajustadores dos cabos e pronto!

  • Instale de volta no motor, utilizando uma nova junta para evitar vazamentos.

Fonte: http://www.scootermercato.com/Garage/Tech-Tips/Selector-Box-Rebuild

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