domingo, 17 de abril de 2016

TESTE LONGA DURAÇÃO - 10.000Km COM A VESPA PX200E - PARTE IV



COMO JULGAR?
Como você pode conferir pela tabela ao lado, faltam quase todos os dados de medidas originais dos elementos e de limite de uso. Segundo Franco Briola,
gerente de comunicações da Motovespa do Brasil, é a própria matriz da Piaggio na Itália que considera estes dados como confidenciais, e não os fornece para ninguém. Portanto não temos condições de avaliar com precisão as medidas de desgaste, pois não há possibilidade de saber se estas medidas estão dentro ou fora do limite admitido pela fábrica. MOTOS-SHOW não é a primeira a enfrentar este problema, revistas europeias como MOTOCICLISMO, MOTO REVUE e SOLO MOTO também ficaram com suas conclusões truncadas em teste semelhante com veículos da Piaggio.
Pode-se contudo chegar a uma conclusão de ordem geral: a Vespa é realmente um veículo ótimo para andar na cidade, mas exige um certo período de adaptação, principalmente por parte de quem já sabe andar de moto. A Vespa tem reações diferentes, entre  outras o balanço em reta, devido as pequenas rodas e à sensibilidade muito grande ao vento lateral, por causa de sua carroceria. Aliás se você for viajar, evite a todo custo as auto-estradas bem retas. Não só é muito chato andar a 80-90, mas exige toda concentração possível justamente por causa deste contratempo  “ondulante”. Em pequenas estradas sinuosas, a coisa melhora muito, a Vespa se transforma num veículo legal de pilotar. Agora, andar em piso molhado requer muitos cuidados, principalmente quando começa a chover e que o chão não está bem molhado. Agora, vantagem: você fica com as pernas e os pés bem secos. Mas quanto a frenagem de emergência , é  melhor evitar... as emergências.   

                                                                             A MEDIDA DOS ELEMENTOS
Anéis                                                              Medida Std                                   Limite de uso                             Medida Verificada
Folga entre pontas sup.                                     0,25-0,40                                              2,0                                                   0,7
Folga entre pontas Inf.                                      0,25-0,40                                              2,0                                                   0,7
Pistão
Diâmetro na  saia                                                 66,295                                             +-0,015                                          66,40
Diâmetro pino do pistão na (ponta)                                                                                                                                       16    
Diâmetro pino do pistão no (centro)                                                                                                                                    15,75      
Cilindro
Diâmetro Interno                                                      66,5                                    + 0,025  -0,005                           66,525 a 66,560                  
Ovalização (em cima)                                                                                                                                                       0,015         
Ovalização (em baixo)                                                                                                                                                      0,05         
Conicidade                                                                                                                                                                        0,02
Folga pistão-cilindro                                                                                                                                                         0,16
Biela
Folga axial no Vira Brequim                                                       Dados não disponíveis                                                    0,52
Folga Radical no Vira Brequim                                                   Dados não disponíveis                                                  0,015
Diâmetro do pino da biela                                                         Dados não disponíveis                                                  19,28
Embreagem
Disco de fricção (3)                                                                                                                                                         3,00
Disco de aço (2)                                                                                                                                                             1,45
Molas (6)                                                                                                                                                                       27,11
Freios
Tambor diâmetro  (diâmetro interno)                                                                                                                            150
Espessura das lonas                                                                                                                                                     3,7                                    
Tambor traseiro (diâmetro interno)                                                                                                                       148-150 (ovalizado)
Espessura das lonas  (no centro)                                                                                                                                 3,00                                                                                          
Espessura das lonas  (na pontas)                                                                                                                                 2,7                                                                                                                                                                                       
Obs. Os únicos dados de medidas standart e limite de uso foram tirados no manual da Vespa italiana. Se caso os anéis não há comentários a fazer, deve haver algo errado com a medida do pistão: será que no Brasil engordou? O cilindro nacional parece também fora do limite de uso, mas será mesmo? Em todo caso MOTOS-SHOW pode apenas responder apenas responsabilizar-se pelas medidas efetuadas. O resto é com a Motovespa do Brasil – ou a Piaggio Itália....


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